MP Itinerante será realizado em Lassance

A caravana do Ministério Público Itinerante se prepara para chegar em Lassance. O evento será realizado no dia 29 de agosto de 2019 na Praça Aílton Soares.

Em reunião realizada na Câmara Municipal de Lassance, no dia 08 de agosto,  que contou com a presença de vereadores, servidores do legislativo, secretários e do prefeito de Lassance, ficou confirmada a realização desse importante evento no município. O servidor do MPMG, Allec Vieira, solicitou a reunião a fim de explanar aos poderes executivo e legislativo, como é o funcionamento do MP Itinerante e quais seus benefícios para a população atendida.

O objetivo do MP Itinerante é levar ao cidadão serviços como: 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, reconhecimento de paternidades e realização de retificações em nome do cidadão gratuitamente.

Para a realização do atendimento, é montada uma estrutura com unidade móvel e estandes, onde a população pode assistir a palestras, obter orientações e receber atendimento em relação às diversas áreas de atuação do Ministério Público, como direito do consumidor, saúde, meio ambiente, idoso e pessoa com deficiência, crianças e adolescentes. Também são distribuídas cartilhas e outras peças didáticas produzidas pelo órgão.

A ação mobiliza ainda diversos parceiros, que oferecem inúmeros serviços, como emissão de documentos, certidões, atendimentos sobre previdência, assessoria jurídica, realização de exames clínicos.

O projeto Ministério Público Itinerante foi lançado em 2010, objetivando um contato mais próximo com os cidadãos, apresentando-lhes os serviços e a forma de atuação do Ministério Público, proporcionando-lhes o conhecimento de seus direitos, bem como a maneira de defendê-los.