Membros do legislativo lassancense representam a Câmara Municipal em Fórum de Vereadores em Belo Horizonte

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoveu, na terça feira, 10 de outubro, em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), o Fórum de Vereadores, com o tema “Vereadores, juntos em defesa dos Municípios”.

O evento reuniu cerca de 250 vereadores de diversas regiões de Minas Gerais, e continuou no dia seguinte, apresentando aos presentes a importância da união entre o executivo e o legislativo na defesa dos municípios.

Representando a Câmara Municipal de Lassance, estiveram presentes a vereadora Solange Fernandes Costa Lucena e o vereador Edmar Leandro de Paula (Mamão) que participaram ativamente do evento a fim de levar todo o conhecimento adquirido aos demais membros do poder legislativo lassancense.

Na oportunidade, o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, destacou a importância dessa união para o fortalecimento da causa e melhor entendimento sobre a situação vivida pelas prefeituras em decorrência da concentração de recursos na União.  “AMM e CNM se unirem, articulando essa união dos vereadores com os prefeitos, facilita o caminho para chegarmos a alguma mudança, sem dúvida. Somos associações representativas do municipalismo e os vereadores são legítimos representantes do povo”, destacou.

Segundo Julvan, eles podem ajudar tanto na parte local, mostrando para a sociedade as dificuldades e limitações que os prefeitos vêm tendo para conseguir executar os serviços públicos, além de auxiliar na mobilização dos deputados, “para que possamos transformar a legislação que regula a nossa federação e que cria essa disfunção que tem afetado tão gravemente os municípios”, reforçou.

Durante os dois dias de atividades, foram destacadas as formas de atuação do legislativo para o fortalecimento do municipalismo, apresentando iniciativas e boas práticas de uma gestão de qualidade.

Os vereadores também participaram de discussões sobre o papel fiscalizador do poder legislativo local e o cumprimento das obrigações constitucionais; competências constitucionais dos municípios; sobre a federação brasileira e a autonomia do ente local; Lei de Responsabilidade Fiscal; atualizações na legislação, além de um bate-papo com vereadores que atuam em consonância com o movimento municipalista brasileiro.